10 de setembro de 2012




Ursos polares machos lutam por seu direito de acasalar
As fêmeas de urso polar na realidade não entram no cio da maneira que outros mamíferos fazem. Elas são ovuladoras induzidas, o que significa que o próprio intercurso é que faz seus ovários liberarem um óvulo. A ovulação não acontece imediatamente e pode ser preciso várias tentativas antes de ocorrer um acasalamento bem-sucedido. Depois de acasalar, o casal permanece junto por cerca de uma semana antes de se separar. Os ursos polares não são animais monógamos - um macho forte pode fecundarvárias fêmeas em uma estação.
Como a maioria dos aspectos da vida do urso polar, o processo de gestação é ligado à conservação de energia. Uma fêmea grávida se alimenta bastante na primavera para aumentar suas reservas de gordura e se preparar para um repouso para então, dar à luz no outono. Na toca, apenas os filhotes comem, consumindo o leite materno com alto teor de gordura durante seus primeiros meses de vida.
No final do outono, a fêmea cava uma caverna em um monte de neve ou mesmo numa encosta de montanha bem perto do gelo do mar ou no próprio gelo do mar. Essa toca é protegida do vento e fornece um lugar seguro paradormir. No começo do inverno, a fêmea dá à luz após um período de gestação aproximado de oito meses [fonte: SeaWorld (em inglês)]. No entanto, leva apenas quatro meses para o futuro filhote realmente se desenvolver. Durante os primeiros quatro meses de gestação, o embrião permanece inativo no útero enquanto a mãe ganha o peso (cerca de 200 quilos) que vai precisar para garantir o desenvolvimento e a alimentação adequada após o nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário