Comportamento
Dentre os grandes primatas o macho orangotango é o menos sociável, ele é solitário, exceto durante o acasalamento, que ocorre uma vez por ano na estação da seca. As fêmeas andam em grupos de duas ou três, com os filhotes presos aos longos e ásperos pêlos das costas.
Os grupos de fêmeas perambulam pelas arvores em busca de alimentos, geralmente uma demonstra ser a líder mas não exerce a liderança como os machos de chimpanzés e gorilas. Tudo é dividido entre as integrantes do grupo. Quando estão com filhotes a prioridade alimentar são destes. Os machos passam a maior parte do dia andando pelas copas das árvores, quando se encontram é briga na certa (mesmo sem um motivo aparente).
Algo curioso entre o grupo de fêmeas é a inexistência de uma clara hierarquia, como ocorre nos grupos de outros primatas. Todas as fêmeas são aparentemente iguais, sendo que nenhuma, nem a líder, recebe vantagens alimentares ou geográficas.
Com a chegada da época de cio, os machos procuram os grupos de fêmeas, quando mais de um macho encontra um grupo da-se uma disputa que raramente chega a pancadaria (as mãos e os pés estão muito ocupados segurando galhos), geralmente são gritos.
Parabens!que o blog de muito sucesso
ResponderExcluir