12 de setembro de 2012

Inteligência

Pouco se sabe sobre a inteligência dos orangotangos. Os poucos testes que foram feitos demonstraram uma grau de raciocínio e memória (principalmente memória) altos, perdendo apenas para o chimpanzé e é claro, não podemos nos esquecer, o homem.
As observações do orangotango em seu habitat natural demonstraram que, assim como os gorilas, só que em bem menor grau, possuem conhecimento sobre plantas, comendo-as de acordo com o que desejam curar.
O único teste que os orangotangos ganham dos chimpanzés e até de humanas, é o teste do labirinto. Esse animal é campeão no senso de localização, também, vivendo a 50 metros de altura todos os galhos parecem iguais e formam um labirinto. Para viver em tal habitat é de profunda importância que saibam se localizar. Imagine só como eles conseguem saber onde estão, naquele emaranhado de galhos e folhas, as árvores mais frutíferas? Como que eles não se perdem?
O uso de ferramentas verificada nos outros três grandes primatas (homem, gorila e chimpanzé) raramente foi visto nos orangotangos. Suas mãos estão sempre ocupadas com galhos por isso é raro o uso de utensílios por parte desta espécie.
A poucos tempos cientistas que observaram o comportamento de vários grupos de fêmeas de orangotango constataram um fenômeno que dentre todos os animais da terra ocorre apenas em homens, chimpanzés e gorilas, e a formação de cultura.
Os grupos de orangotangos possuem peculariedades, cada grupo de fêmea tem um tipo de cuidar da prole, uma maneira de abrir frutas, e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário